Ciência e cotidiano andam lado a lado no Em Tese. O programa estabelece uma ponte entre as pesquisas de pós-graduação da UFPR e suas diversas formas de reflexão da sociedade. Com um tema central, a produção se desenvolve a partir da perspectiva de duas ou mais áreas do conhecimento.
DURAÇÃO: 27 MINUTOS
Exibido em: 23/09/15
Contar histórias é um hábito natural do ser humano que foi se modificando ao longo do desenvolvimento das sociedades. Passamos das pinturas nas cavernas e da tradição oral para, nos dias de hoje, contarmos histórias nos meios de comunicação, nas redes sociais e, até mesmo, nos jogos eletrônicos.
Uma narrativa pode ser contada de diversas maneiras, mas uma delas – os jogos digitais – apresenta uma caracterÃstica especial e que a diferencia de todas as outras. Eles conseguem, além de contar histórias, promover interação dos jogadores com o enredo.
No Em Tese de hoje, convidamos o mestre em informática Anderson Vermonde Hamilko, que estudou os personagens de jogos eletrônicos e como eles afetam a percepção do jogador. Participa desta edição, também, o doutorando em design Rafael Pereira Dubiela, que fala da importância das narrativas para os seres humanos e das caracterÃsticas do gênero na plataforma digital.