O projeto, que começou com a proposta de integrar a produção audiovisual entre as TVs e Rádios universitárias, evoluiu para uma rede pensada especificamente para atender as demandas de comunicação das Ifes.
A RedeIFES teve inÃcio em 2003, na Universidade Federal do Paraná, com as pesquisas de um grupo coordenado pelo professor de comunicação social da UFPR, Carlos Rocha. As propostas para o intercâmbio da produção audiovisual foram apresentadas no mesmo ano, no I Encontro Nacional de Rádio e Televisão das Ifes, em Ouro Preto (MG). Como resultado do evento, vários apontamentos foram encaminhados para a implantação dessa inovadora plataforma de permuta.
Depois de quatro anos de trabalho, com aprimoramentos, negociações e o apoio do Centro de Computação Eletrônica da UFPR, a RedeIFES foi aprovada por unanimidade e aclamação pelo plenário de Reitores da Andifes, no dia 8 de agosto de 2007. No ano seguinte, em 2008, a RedeIFES ganhou o aporte do Governo Federal (MEC/SESu) para se desenvolver. O sistema foi fundido a plataforma da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), chamado PROGRAMA, que posteriormente atendeu as demandas da Empresa Brasileira de Comunicação, mantendo as premissas iniciais do modelo proposto pela UFPR para a RedeIFES.
NOVOS PROJETOS
De lá para cá, a RedeIFES evoluiu de um sistema de permuta de conteúdos para uma proposta inovadora de redes de comunicação (rádio, televisão e internet). A necessidade de conectar as Instituições Federais de Ensino Superior e de melhorar seus fluxos internos e externos de comunicação trazem ideias importantes para gestão da comunicação nestes ambientes. Além da RedeIFES, projetos como o SACI – Sistema de Apoio à Comunicação Integrada, SInBA –  Agência Nacional Integrada de NotÃcias e UniVerTV – Canal de TV Virtual, devem aprimorar a gestão da comunicação, bem como auxiliar na divulgação e exibição dos conteúdos dessas instituições.
Com a participação direta da UFPR, da UFRJ, da UFSCar e da UFOP – e a participação indireta de muitas instituições outras ao longo dos anos, como a UFMG, UFU, UFG,UFRGS, FURG, UFPB e UFRN – a RedeIFES tornou-se um modelo de comunicação que pretende integrar a produção das Assessorias de Comunicação, TVs e Rádios das Ifes. É a primeira vez que um sistema de comunicação é planejado de acordo com as necessidades dessas instituições.
Saiba mais sobre a RedeIFES: