O programa Scientia promove a divulgação das pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Paraná. O público é convidado a conhecer de perto o trabalho dos pesquisadores, as descobertas da ciência e as inovações tecnológicas produzidas na universidade pública.
Presente em vários alimentos, colas, tintas de canetas, medicamentos, a goma arábica é um espessante e estabilizante muito usado pelas indústrias. Ela é uma goma natural retirada de acácias africanas e é considerada pela ciência como uma substância inerte – que não reage com outras moléculas.
Assim como a acácia, o cajueiro também possui uma goma parecida com a arábica. No Scientia, vamos apresentar um estudo realizado pelo Nupplamed e o Laboratório de Imunopatologia da UFPR que pode mudar a forma que as gomas são vistas, hoje, pela ciência. Confira!
Participação da professora de pós-graduação em ciências bioquÃmica Juliana Maurer, da professora do departamento de bioquÃmica e biologia molecular Selma Faria Baggio, da professora de medicina FabÃola Stevan, da pós-doutora em ciências farmacêuticas Fernanda Bovo, da doutorante em ciência bioquÃmica Raquely Lenzi.