O programa Scientia promove a divulgação das pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Paraná. O público é convidado a conhecer de perto o trabalho dos pesquisadores, as descobertas da ciência e as inovações tecnológicas produzidas na universidade pública.
Brincadeiras, divisão de tarefas, jogos, imitação, demonstração de carinho e até mesmo o uso de substâncias tóxicas
para recreação. Os golfinhos, assim como os humanos, têm hábitos sociais complexos. A complexidade do sistema nervoso
e sensorial, além da capacidade de viver em sociedade, tornam esses animais um dos mais inteligentes do mundo.
Infelizmente, eles precisam usar dessa inteligência para se adaptar à s adversidades: ruÃdos das embarcações e intervenções humanas em seus ambientes. Os golfinhos podem aumentar a amplitude do som ou mesmo alterar o padrão de frequência para se comunicar e se localizar em meio as interferências humanas, mas isso tem um custo, tirando mais energias destes animais para tarefas que costumavam ser mais fáceis para eles.
As pesquisas servem como peças de um quebra-cabeça, encaixando uma nas outras para que nós tenhamos mais compreensão da riqueza de informações destes animais e de como as atividades humanas impactam negativamente a vida desta espécie. Esse é um dos aspectos importantes das pesquisas realizadas pela UFPR no Programa de Pós-graduação em Zoologia da UFPR. Outra importante contribução das pesquisas realizadas é que o próprio municÃpio de Cananéia instaurou uma lei municipal que regulamenta a atividade de turismo náutico, mitigando riscos para os mamÃferos que vivem na região.
Colocar essas dicas do vÃdeo em prática é uma forma de contribuirmos na conservação dos golfinhos e respeitar sua forma de vida.
🔔 Acompanhe a UFPR TV e fique por dentro das novidades:
✔ Youtube – https://www.youtube.com/@TVUFPR
✔ Instagram – @UFPRTV
📰 Saiba mais notÃcias e veja outras edições dos nossos programas:
💻 http://www.tv.ufpr.br