O programa Scientia promove a divulgação das pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Paraná. O público é convidado a conhecer de perto o trabalho dos pesquisadores, as descobertas da ciência e as inovações tecnológicas produzidas na universidade pública.
A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa e atinge, em sua maioria, idosos. Os sintomas mais aparentes da doença são motores e se caracterizam pelos tremores das mãos e pela rigidez dos músculos.
Porém, além desses, outros sintomas não motores podem aparecer anos antes da doença e ajudar no diagnóstico precoce. Vamos conhecer no Scientia de hoje as pesquisas da UFPR que estudam um possÃvel sintoma para a doença: problemas olfativos!
Participação do coordenador do Laboratório de Neurofisiologia da UFPR Marcelo de Meira Lima, das doutorandas em farmacologia Ana Carolina Duarte e Lais Soares Rodrigues, da presidente da APPP Ana Maria Zaguini, do vice-presidente da APPP Eduardo Deckert Filho, da doutoranda em Fisiologia Mariana Aurich.